Conheça a importância de relacionamentos estratégicos com o ecossistema externo de inovação para fomentar a indústria química

A Indovinya acredita e atua dentro do modelo de inovação aberta para viabilizar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Para isso, interage com diferentes atores do ecossistema externo.

modelo da Tripla Hélice da Inovação (Governo, Universidade e Empresa) já se mostrou muito eficiente em diversos países do mundo e a Indovinya também atua com essa abordagem. Fazemos uso de instrumentos que promovem essa interação, como o modelo EMBRAPII, que já rendeu à empresa dez projetos em cooperação com diversas unidades EMBRAPII.

Além do modelo Tripla Hélice, a Indovinya faz parte de associações de empresas que promovem discussões sobre temas de inovação (fomento, propriedade intelectual, inovação aberta e gestão de inovação), agregando novos conhecimentos, compartilhando experiências e aprendizados e auxiliando na atualização de políticas públicas de inovação.

A participação da Indovinya nas associações também promove a interação e conexão da companhia com outras empresas, startups, universidades, entidades governamentais, consultorias e profissionais independentes. Todos juntos em busca do mesmo propósito: inovar.

No Brasil, a Indovinya tem participação ativa na Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI). São exemplos de colaboração da ANPEI e suas associadas o apoio a algumas legislações de fomento à inovação no Brasil como a Lei do Bem, por exemplo, que é um dos principais instrumentos de estímulo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Brasil.

Essa lei já viabilizou a implementação de novos centros de PD&I no país e o desenvolvimento de mais de 20 mil novos produtos inovadores, de acordo com o guia ANPEI. Em linhas gerais, ela compartilha com as empresas os riscos inerentes da inovação ao conceder reduções fiscais. Além de apoiar a legislação, ANPEI produziu o Guia da Lei do Bem, um material para auxiliar as empresas na utilização da Lei.

Outro exemplo de atuação da ANPEI na esfera de governo é a regulamentação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016). A entidade fez importantes sugestões ao texto que estabelece medidas para desburocratizar e incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no Brasil.

Outras associações que suportam a Indovinya em temáticas de inovação:
– Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA);
– Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI);
– Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

Compartilhe