SURFOM® 8963 – Novo adjuvante in-can para formulações líquidas de Glufosinato 420 g/L melhora o desempenho no campo

SURFOM® 8963 – Novo adjuvante in-can para formulações líquidas de Glufosinato 420 g/L melhora o desempenho no campo

A população global está em constante crescimento, colocando uma imensa pressão sobre o nosso sector agrícola para maximizar os rendimentos. Isto exige a adoção de tecnologias inovadoras e de estratégias melhoradas de gestão das infestantes. Embora o glifosato tenha sido durante muito tempo o herbicida de eleição, o aparecimento de ervas daninhas resistentes criou um novo desafio.

O glufosinato surgiu como uma solução poderosa contra as infestantes resistentes ao glifosato e as resistentes aos herbicidas ALS. No entanto, as formulações líquidas tradicionais limitam a concentração de glufosinato a 200 a 280g/L, exigindo doses maiores e, consequentemente, maiores volumes de produto para aplicação.

Aumentar a concentração de glufosinato em formulações líquidas tem sido um desafio há vários anos, mas os formuladores têm dificuldade em fazê-lo, uma vez que a proporção de tensioativo em relação ao ativo na formulação é bastante elevada – normalmente 240 g/L ou mais de tensioactivos aniónicos de éter alquílico nas cargas padrão de glufosinato – e o aumento da carga reduz muito o espaço para a água na formulação.

É aqui que entra o novo adjuvante SURFOM® 8963 da Indorama Ventures. Essa tecnologia revolucionária permite concentrações significativamente mais altas de glufosinato de até 420 g/L na formulação, conforme sugerido na Tabela 1.

Tabela 1: Formulação sugerida para Glufosinato de Amónio 420 g/L SL.

CompostosConcentration (g/L)
Glufosinate-ammonium420
SURFOM® 8963300
Waterq.s. to 1L

O SURFOM® 8963 é uma solução inovadora baseada numa combinação sinérgica de um tensioativo anfotérico que actua como um potenciador de absorção e um hidrótropo que funciona como agente compatibilizador para o elevado teor de electrólitos, assegurando a estabilidade da formulação e a compatibilidade da mistura no tanque em associação com condicionadores de água, tais como o sulfato de amónio.

A sua baixa viscosidade, baixa formação de espuma e perfil GHS-friendly fazem do SURFOM® 8963 um produto seguro e fácil de manusear para os formuladores, e a sua fórmula de glufosinato é uma óptima solução para os agricultores, proporcionando vários benefícios chave, tais como

  1. Maior controlo das ervas daninhas

Ensaios de campo no Brasil demonstraram que oSURFOM® 8963 oferece um desempenho excecional na eficácia do controlo de ervas daninhas de até 20%, quando comparado com os principais padrões de referência. Isso se traduz em campos mais limpos e maior rendimento das culturas.

Todas as referências foram formulações comerciais de Glufosinato 200 g/L e os resultados são mostrados na Figura 1.

Figura 1: Percentagem de controlo de ervas daninhas da formulação de Glufosinato 420 g/L contendo SURFOM® 8963 em comparação com três formulações de referência de glufosinato 200 g/L no Brasil. Agrupamentos estatísticos de acordo com a análise de Scott-Knott ao nível de significância de 5%. DAA: Dias após a aplicação

Todos os tratamentos aplicaram a mesma concentração ativa final, ajustada para 600 g/ha de glufosinato, mostrando o desempenho superior da formulação com SURFOM® 8963.

As variáveis ambientais influenciam significativamente o desempenho do glufosinato, um facto bem reconhecido pelos formuladores e agricultores. Para aprofundar a robustez do SURFOM® 8963, foram efectuados ensaios de campo adicionais nos Estados Unidos. Estes ensaios foram efectuados com base em valores de referência líquidos de 280 g/L de glufosinato, conforme ilustrado na Figura 2.

Figura 2: Percentagem de controlo de ervas daninhas da formulação de Glufosinato 420 g/L contendo SURFOM® 8963 em comparação com três referências de formulações de glufosinato líquido 280g/L nos Estados Unidos.

Desta vez, a avaliação estatística dos resultados mostrou que todas as amostras têm um desempenho semelhante no controlo de ervas daninhas, apesar do volume reduzido necessário da formulação contendo SURFOM® 8963 para atingir a mesma concentração no tanque de pulverização (655 g/ha de glufosinato) que os valores de referência com 280g/L.

  1. Redução dos custos logísticos

A capacidade de utilizar concentrações mais elevadas de glufosinato com o SURFOM® 8963 significa que é necessário um menor volume de formulação para obter o controlo desejado das ervas daninhas, tal como observado nos ensaios de campo. Isto traduz-se numa redução significativa dos volumes de embalagem, transporte, armazenamento e, consequentemente, em poupanças de custos para os agricultores, permitindo-lhes aumentar os seus recursos.

  1. Práticas sustentáveis

Ao exigir menos volume de formulação, o SURFOM® 8963 contribui para uma menor pegada de carbono. São gerados menos resíduos de embalagens e a eficiência do transporte é melhorada devido ao volume reduzido necessário. Isto alinha-se perfeitamente com o foco crescente em práticas agrícolas sustentáveis.

O SURFOM® 8963 representa um avanço significativo na tecnologia de formulação do glufosinato. Com a sua capacidade de ajudar a proporcionar um excelente controlo das ervas daninhas, reduzir os custos e promover práticas sustentáveis, o SURFOM® 8963 é uma nova ferramenta para os formuladores de todo o mundo. Se pretende maximizar o controlo de ervas daninhas e a gestão da resistência e contribuir para reduzir os impactos ambientais na agricultura, contacte a Indorama Ventures hoje mesmo para saber mais sobre esta nova tecnologia de formulação.

Para saber mais sobre essas e outras inovações, entre em contato com nossa equipe.

Compartilhe

Mais conteúdos dessa categoria

Compartilhando inovação com o mercado agro

Notícia

Manejo inteligente de água em cultivos irrigados com a ...

Artigo

Gestão de recursos hídricos e sua importância para a pr...

Artigo