Solução inovadora aumenta a produtividade logística

Alinhado com as estratégias de sustentabilidade da Indovinya, o time da Logística dividiu com a área de Inovação a necessidade de encontrar um modelo de sanitização das carretas mais eficiente, rápido, econômico e sustentável.

O processo convencional é manual. Uma pessoa passa jatos d’água e produtos sanitizantes nas paredes internas dos tanques. O serviço funciona, mas demora, tem menor prazo de validade, e tem alto consumo de água. Também é comum precisar desmontar as válvulas para uma limpeza mais profunda.

Inspirada por um projeto de descontaminação por meio de névoa durante a pandemia de Covid 19, a área de Inovação convidou a mesma startup para fazer uma experiência com as carretas.

Os testes buscaram resposta à pergunta: se a tecnologia higieniza vestiários e ambientes com equipamentos sensíveis, teria a mesma eficiência nas carretas? As análises de conformidade comprovaram que sim.

A inovação é da startup Aurratech com a tecnologia Fog In Place (FIP) de desinfecção por vias áreas. Consiste em uma máquina de aspersão de sanitizante gasoso, que atinge 100% das superfícies onde é aplicado – inclusive as válvulas – em um processo praticamente a seco.

consumo de água caiu drasticamente, houve redução no uso de energia e no tempo de sanitização das carretas, refletindo em maior disponibilidade da frota e melhoria na programação das viagens.

As horas de validade do serviço dobraram e este é outro benefício importante no transporte, porque oferece mais segurança na operação ao compensar atrasos imprevistos e fora do controle da Logística.

Com estes resultados – mais um exemplo de inovação aberta da Indovinya –, o novo modelo de sanitização sustentável foi aprovado e está sendo implementado com diversos parceiros para substituição do processo manual.

3 resultados do processo inovador de sanitização de carretas:

1. Economia de água = de 3 mil litros para 3 litros por carreta. Desde a implementação, foi gerada uma economia superior a 1 milhão de litros de água
2. Menor tempo de serviço = de 6 horas para 30 minutos
3. Maior validade da sanitização = de 12 horas para 24 horas

Compartilhe